Para quem anuncia na internet saber se sua campanha está dando resultado é primordial, pois isso significa continuar ou não anunciando.
Muitas vezes quem está começando a criar seus primeiros anuncios seja no google, facebook ou instagram pode parecer caro ou não, tudo depende de seu negócio. Tenho clientes que o custo por clique ou CTR é de R$ 25,00 mais quando esse cliente completa uma venda vem um incrível resultado de 900 de lucro, mas existem casos também onde investindo R$ 100,00 vem somente R$ 50 de lucro, pois bem irei mostrar 3 cálculos simples onde você pode fazer com seu celular e descobrir se seu anúncio está tendo resultado ou você precisa mudar a estratégia.
# 1° ROI (Retorno do Investimento)
Esse é o cálculo básico para quem está iniciando ele nada mais é do que a porcentagem de lucro que você tem sobre a venda de um produto.
Fórmula: lucro – investimento / investimento * 100
Ex. 5000 – 3000 / 3000 *100
2000 / 3000
0.66 * 100
ROI = 66%
Percebemos que nossa campanha está tendo ROI 6 em resumo para cada R$ 1,00 investido vem R$ 6,00 de Lucro.
# 2° CTR ( Taxa de cliques)
Essa métrica serve para saber a % de pessoas que passa por seu anuncio antes de haver algum clique, essa métrica é essencial para saber se está na hora de trocar seu criativo ou anúncio caso ela tenha um desempenho muito ruim.
Fórmula: Total de Cliques / Número de impressões * 100
Ex. 150/2000 * 100
0,075 * 100
CTR = 7,5
Nesse caso 7,5% das pessoas clicam em seus anúncios, esse número é bastante expressivo, geralmente gosto de ter como meta 1%.
# 3° ROAS ( Retorno sobre investimento publicitário)
Diferente do ROI o ROAS é a relação entre o dinheiro que você investe em anúncios e o retorno que você tem desse investimento. É uma métrica que te ajuda a saber se você teve prejuízo ou lucro com suas campanhas.
Fórmula: Receita / Investimento Publicitário
Ex. 50000/1000 *100
ROAS = 5 ou 500%
Nesse exemplo temos um excelente lucro, quando o ROAS é menor que 1 é considerado empate assim terminamos com resultado de prejuízo.
DIferente do ROI ele é específico para linhas de investimento publicitário, ou seja, o ROI dá uma visão operacional do negócio e o ROAS mede o desempenho da estratégia de marketing.
Agora você já sabe calcular as métricas mais importantes para saber se suas campanhas estão dando ou na resultados.
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