Sabia que calcular CTR, ROI e ROAS é simples?

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Para quem anuncia na internet saber se sua campanha está dando resultado é primordial, pois isso significa continuar ou não anunciando. 

Muitas vezes quem está começando a criar seus primeiros anuncios seja no google, facebook ou instagram pode parecer caro ou não, tudo depende de seu negócio. Tenho clientes que o custo por clique ou CTR é de R$ 25,00 mais quando esse cliente completa uma venda vem um incrível resultado de 900 de lucro, mas existem casos também onde investindo R$ 100,00 vem somente R$ 50 de lucro, pois bem irei mostrar 3 cálculos simples onde você pode fazer com seu celular e descobrir se seu anúncio está tendo resultado ou você precisa mudar a estratégia.

# 1° ROI (Retorno do Investimento)

Esse é o cálculo básico para quem está iniciando ele nada mais é do que a porcentagem de lucro que você tem sobre a venda de um produto. 

Fórmula: lucro – investimento / investimento * 100

Ex. 5000 – 3000 / 3000 *100

      2000 / 3000

       0.66 * 100 

  ROI = 66%

Percebemos que nossa campanha está tendo ROI 6 em resumo para cada R$ 1,00 investido vem R$ 6,00 de Lucro.

# 2° CTR ( Taxa de cliques)

Essa métrica serve para saber a % de pessoas que passa por seu anuncio antes de haver algum clique, essa métrica é essencial para saber se está na hora de trocar seu criativo ou anúncio caso ela tenha um desempenho muito ruim.

Fórmula: Total de Cliques / Número de impressões * 100

Ex.  150/2000 * 100

        0,075 * 100

       CTR = 7,5

Nesse caso 7,5% das pessoas clicam em seus anúncios, esse número é bastante expressivo, geralmente gosto de ter como meta 1%. 

# 3° ROAS ( Retorno sobre investimento publicitário)

Diferente do ROI o ROAS é a relação entre o dinheiro que você investe em anúncios e o retorno que você tem desse investimento. É uma métrica que te ajuda a saber se você teve prejuízo ou lucro com suas campanhas.

Fórmula: Receita / Investimento Publicitário 

Ex. 50000/1000 *100 

     ROAS = 5 ou 500%

Nesse exemplo temos um excelente lucro, quando o ROAS é menor que 1 é considerado empate assim terminamos com resultado de prejuízo. 

DIferente do ROI ele é específico para linhas de investimento publicitário, ou seja, o ROI dá uma visão operacional do negócio e o ROAS mede o desempenho da estratégia de marketing.

Agora você já sabe calcular as métricas mais importantes para saber se suas campanhas estão dando ou na resultados. 

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Synval Jordão
Synval Jordãohttps://synvaljordao.com.br
Empreendedor, Publicitário e CEO do Grupo Prodigi, Analista de Marketing Digital, apaixonado por conteúdo digital, neuromarketing e neurolinguística.

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