O maior aplicativo de mensagens mobile liberou a pouco mais de 3 meses a função para pagamentos em sua plataforma, esse recurso já está em cerca de 70% dos aparelhos dos brasileiros, mas infelizmente ele parece não ter entrado no gosto dos usuários.
Grande parte das pessoas ainda possuem um certo receio em fornecer informações de seus cartões em aplicativos e sites, principalmente a faixa acima de 40 anos, pois diante de tantas notícias e informações de golpes e fraudes esse público se torna um pouco resistente a novidades.
Mesmo com esses empecilhos nos últimos 30 dias, tentei utilizar essa função para fazer o máximo de pagamentos possíveis utilizando esse meio. Nos 9 primeiros dias de desafio não encontrei pessoas dispostas a receber utilizando o WhatsApp em sua grande maioria, foi sempre dada preferência para o método PIx por parte dos comerciantes. Tive que mudar a estratégia e tentar fazer compras em grandes centros comerciais. Como nos comércios anteriores, foi uma tentativa frustrada.
No decorrer dos dias seguintes consegui fazer 7 transações mais 4 delas foi entre amigos para dividir contas e as outras em comerciantes de feira livre.
Com esse experimento percebi que esse método de pagamento tem bastante futuro, mas o Facebook vai precisar correr muito para difundir ele e bater de frente com o PIX, seu principal concorrente que está cada vez mais conquistando os consumidores.